clinica crtt
inicio INSTITUIO EQUIPA TRATAMENTO INSTALAES ONDE ESTAMOS LINKS CONTACTOS

clinica crtt

barra

sitemap e contactos

instalacoescrtt

modelo minnesota dependencia quimica

 

A dependência química pode ser vista a partir dos aspectos: 1) biomédico, 2) genético ou 3) psicossocial.3 Cada abordagem tem seus proponentes dependendo do ponto de vista profissional e comercial. Assim, consenso não é esperado, mas a Organização Mundial de Saúde, na sua “Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10” elaborou a definição e normas mais respeitadas e utilizadas junto com diretrizes diagnósticas:

A síndrome da dependência é um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância ou uma classe de substâncias alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo que outros comportamentos que antes tinham mais valor. Uma característica descritiva central da síndrome de dependência é o desejo (freqüentemente forte, algumas vezes irresistível) de consumir drogas psicoativas (as quais podem ou não ter sido medicamentos prescritos), álcool ou tabaco. Pode haver evidência de que o retorno ao uso de substâncias após um período de abstinência, leva a um reaparecimento mais rápido de outros aspectos da síndrome, do que ocorre com indivíduos não dependentes.
CID-10 aponta seis diretrizes e, quando três ou mais estão presentes, um diagnóstico de dependência química é confirmado:

1-Forte desejo ou senso de compulsão para consumir a substância.

2-Dificuldade em controlar o comportamento de consumir a substância em termos de seu início, término ou níveis de consumo.

3-Uma síndrome de abstinência quando o uso da substância cessou ou foi reduzido.

4-Evidência de tolerância, de tal forma que doses crescentes são requeridas para alcançar efeitos originais.

5-Abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos em favor do uso de substâncias psicoativas.

6-Persistência no uso da substância, a despeito de evidência clara de consequências manifestamente nocivas.

 

Copyright © CLINICA CRTT Todos os Direitos Reservados

visite as nossas instalações contactos sitemap